quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto de aula


MODELO DE PLANO DE AULA
Escola: _____________________________________________________Turma:____________________
Professora:__________________________________________________Turno:_____________________
Data:______/______/______ Período Semanal: _______________________________________________

1.      OBJETIVOS
Descreva quais serão os objetivos da aula
2.      CONTEÚDO
Descreva quais serão os conteúdos da aula
3.      DESENVOLVIMENTO

3.1  Acolhimento
 Descreva como será a chegada dos alunos
3.2  Rodinha
Descreva o que acontecerá a rodinha
3.3  Trabalho diversificado

3.3.1        Mesa 1  - Descreva atividade que será  desenvolvida na mesa 1


3.3.2        Mesa 2 - Descreva atividade que será  desenvolvida na mesa 2


3.3.3        Mesa 3 -  Descreva atividade que será  desenvolvida na mesa  3


3.3.4        Mesa 4 - Descreva atividade que será  desenvolvida na mesa 4


3.3.5        Mesa 5 - Descreva atividade que será  desenvolvida na mesa 5


3.3.6        Mesa 6 - Descreva atividade que será  desenvolvida na mesa 6


3.3.7        Cavalete - Descreva atividade que será  desenvolvida no cavalete

3.4  Higiene
Descreva com será feita a higiene dos alunos
3.5  Hora do Lanche
Descreva com será a hora do lanche
3.6  Atividades Livres / Dirigidas
Descreva com será a atividade
3.7  Momento calmaria
Descreva como será o momento calmaria
3.8  Hora da história
Descreva qual o nome do livro quer será lido
3.9  Atividades para casa
Descreva qual atividade será mandada para casa
4.      AVALIAÇÃO
Descreva o que foi observado durante a aula e como será feita a avaliação
5.      ANEXOS
Colar a atividade

Planos de Aula para educação infantil

planinhos de aula

plano 1:
Conteúdo:
· Grafismo;
· Equilíbrio e concentração.

Objetivos:
· Desenvolver o grafismo (trabalhando o desenho de círculos);
· Trabalhar o equilíbrio e a concentração através de atividades físicas.

Rodinha: conversa informal com os alunos, sobre como segurar um lápis e fazer movimentos circulares desenhando bolinhas.

Atividade 1: cartas dos círculos.
· Materiais: giz de cera, papel pardo e muc.
· Desenvolvimento: colocar um cartaz de papel pardo no chão da sala e pedir que os alunos desenhem círculos nele.

Atividade 2: vamos ajudar o agricultor a plantar as sementinhas?


Atividade 3: atividade física.
· Fazer vários círculos com giz no chão e pedir que os alunos caminhem sobre eles.
· Cada macaco no seu galho: aproveitar os círculos desenhados no chão, a fazer a brincadeira.
· Os alunos em circulo, e o professor no centro com uma bola. O professor irá jogar a bola para o aluno e ele terá que agarrá-la e jogá-la novamente, assim sucessivamente.

Atividade 4: brincadeira livre no pátio.

Atividade 5: hora do conto – biblioteca da sala.

plano 2:
Conteúdos:
· Grafismo;
· Motricidade fina, amassado;
· Música e rítmo;
· Noção de quantidade até o número 3;

Objetivos:
· Trabalhar o grafismo através dos pontilhados;
· Desenvolver a motricidade fina, amassando e colando bolinhas de papel;
· Desenvolver a noção de quantidade;
· Executar movimentos através da música.

Rodinha: conversa informal, referente a o grafismo (círculo).

Atividade 1: música nova – “Zezé”.

“Vejam o que aconteceu,
Meu boneco de neve derreteu.
Os olhos, as orelhas, a boca e o nariz,
Até o pescoço desapareceu.
As mãos, os braços e a barriga,
Foram parar no chão.
Ta vendo sol! Você abusou!
Do Zezé e nada restou”!!!

Atividade 2: em folhas de ofício pedir aos alunos para desenhar o boneco de neve Zezé.

Atividade 3: contar quantas flores há na folha, passar por cima dos pontilhados e colar bolinhas de papel no número três.



Atividade 4: brincadeira livre na sala, com bonecas e carrinhos.
plano 3:
Conteúdos:
· Motricidade fina;
· Círculos;
· Atenção;
· Criatividade e dramatização;

Objetivos:
· Desenvolver a motricidade fina;
· Identificar os círculos iguais;
· Trabalhar a atenção, confiança, criatividade e a dramatização através de invenção de histórias.


Atividade 1: pintar e ligar os círculos iguais
Atividade 2: boneco bolinha
Materiais: diversos círculos de papel colorido de tamanhos diferente, muc.
Espalhar na mesa os círculos de papel coloridos e de tamanhos diferentes. Distribuir uma folha de ofício para cada aluno, onde ele terá que montar um boneco usando os círculos e colá-lo na folha.

Atividade 3: cada aluno terá que inventar uma história utilizando seu boneco, eles terão que dar nome, qualidades, e o que o boneco gosta de fazer.

Atividade 4: mural
Pedir para aos alunos fixar os bonecos no mural, e anexar na parede da escola.

Atividade 5: brincadeira no pátio.

Um comentário:

  1. BOA NOITE!
    GOSTEI MUITO DA SUA SUGESTÃO MAS... QUAL É O RITIMO DESTA MÚSICA DO BONECO DE NEVE?
    BJS AGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir

PROFESSORA ELISA

A EDUCAÇÂO INFANTIL NÂO È SO EDUCAR MAIS EDUCAR E CUIDAR