quinta-feira, 28 de abril de 2011

PROJETO INTERDISCIPLINAR



Projeto Interdisciplinar: A ciência e a saúde a bem da vida
JUSTIFICATIVA
O tema escolhido para o projeto “A ciência e saúde a bem da vida”, permite um trabalho interdisciplinar. Este projeto tem como objetivo abordar forma interdisciplinar a discursão de assuntos relacionados à alimentação saudável, ampliando o conhecimento do educando sobre o tema, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências introduzindo os temas transversais Saúde, Trabalho e Consumo.
. As crianças precisam conhecer a importância de se adotar hábitos de uma alimentação saudável desde cedo, aprendendo o valor nutritivo dos alimentos, bem como, saber dos recursos oferecidos pela a natureza no que diz respeito à medicina alternativa, uma vez que a comunidade em que os alunos estão inseridos é de baixa renda.

3. - OBJETIVOS
3.1 - Geral
Promover a conscientização e a sensibilização sobre a importância de uma alimentação balanceada, valorizando os alimentos naturais, destacando seus benefícios para a saúde.
3.2 - Específicos
- Levar o aluno a valorizar uma boa alimentação. - Aprender a escolher alimentos nutritivos e de boa qualidade.
- Saber adequar a alimentação às suas necessidades. - Saber preparar uma receita adequadamente. - Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções. - Utilizar os cuidados com a higiene alimentar e seus benefícios. - Utilizar corretamente as medidas de massa e capacidade. - Adquirir hábitos de boa alimentação. - Prevenir-se das doenças transmitidas por alimentos. - Identificar alguns tipos de dietas. - Saber conservar corretamente os alimentos. - Aproveitar alimentos na época da safra. - Classificar a origem dos alimentos. - Utilizar a horta doméstica. - Identificar os nutrientes, suas fontes e funções. - Valorizar a profissão.




METOLOGIA
O presente projeto será desenvolvido através de pesquisas realizadas pelos próprios alunos e com sugestões diversas sugeridas pelos professores, como:

-Leituras diversas -Músicas; -Poesia; -Caça-palavras; -Cruzadinhas; -Cardápios; -Tabelas; -Atividades Matemáticas; -Pesquisas; -Entrevistas; -Receitas; -Desenhos; -Jogos; -Produção de textos; -Propagandas;
-Murais;
-Confecção de livros de receita;
-Propagandas;

Desse modo, assim serão desenvolvidos os temas seguindo os interesses e capacidade dos alunos, criando um clima de parceria e interesse participativo do grupo, reforçando a consciência da importância do trabalho em grupo, possibilitando aos mesmos um maior envolvimento.



Roteiro das atividades

2ª séries A, B, C, D

● HORTALIÇAS E LEGUMES

- Pesquisar a origem, como se cultiva;
- Semear e cultivar pequenos canteiros;
- Produzir versos;
- Pesquisar preços;
- Pesquisar preços;
- Construir tabelas.

3ª séries A, B C


● PLANTAS MEDICINAIS

- Pedir aos alunos que relatem os conhecimentos que têm sobre a medicina caseira;
-Pedir os alunos entreviste pessoas mais velhas sobre as plantas que curam;
-Pedir aos alunos traga mudinha de plantas ou sementes para formarem na escola uma “horta medicinal”;
-Pedir aos alunos que pesquisem e elaborem um caderno de receitas sobre plantas medicinais;
-Ressaltar com os alunos o valor curativo das plantas, sendo um tipo de medicação barata e sem efeitos colaterais;
-Elaborar um álbum com folhas de plantas medicinais, colocando-se um nome e uma utilidade;
-Elaborar um livrinho “Plantas que curam”, com nomes das plantas, sua utilidade, com receita de chá, xarope, etc.


4ª séries A, B

FRUTAS E VERDURAS

-Organizar uma mini-feira com barracas de verduras e frutas;
-Confecção um livro de receitas simples;
-Dramatização “As frutas e verduras”;
-Pesquisa de preços e entrevista com feirantes;
-Oficina de alimentação alternativa com saladas, sobremesas, sucos e tira-gostos, etc.
-Construir um mural dos alimentos que possuem quantidade de proteína, gorduras, vitaminas e sais minerais;
-O bolo das frações;
-Brincando de adedanha;
-Trabalhar charadas matemáticas;
-Produção de texto “Se eu fosse um tomate”, etc.;
-A sobremesa (música do Balão Mágico)
-Trabalhar asa classes de palavras na música;
-Entrevista à cantineira da escola;



CONSIDERAÇÕES FINAIS

Desde muito cedo nos habituamos a ingerir determinados tipos de alimentos. Os hábitos alimentares nos acompanham por toda vida. Assim, quanto mais cedo nossa prática alimentar for correta, maiores são as possibilidades de que permaneça no decorrer de nossa existência. Por isso, as crianças desde cedo devem ser estimular a adoção de hábitos alimentares e estilos de vida saudáveis e prevenir o aumento dos casos de obesidade e doenças degenerativas na infância.
“A escola nos apareceu o local perfeito para a promoção de saúde, uma vez que nossa proposta pedagógica está embasada na construção do conhecimento do cidadão crítico, estimulado a assumir atitudes mais saudáveis hoje e no futuro”.
A preocupação dos idealizadores do projeto foi estimular uma série de ações como a alimentação saudável junto às crianças, pais e professores; o consumo de novos alimentos; os princípios da Pirâmide dos Alimentos; valorizar a importância de se ter um peso saudável; incentivar e garantir o consumo de uma variedade de alimentos, principalmente em termos de vitaminas e minerais; e também, a apresentação atrativa das refeições.

PROJETO ESCOLA LIMPA 1º AO 5º ANO




Mini-Projeto


Escola Limpa

Objetivo Geral
Perceber a importância da higiene mental, pessoal, do ambiente familiar e da escola, para melhorar suas condições de vida.
DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS COMPORTAMENTAIS
Que primeiramente os alunos valorizem a sociabilidade e a higiene, e adotem modos de agir tais como:
Jogar lixo no lixo;
Organizar as carteiras na sala;
Limpar a lousa;
Manter as carteiras, o chão, e as paredes limpas;
Preservar os trabalhos expostos pelos colegas.
De forma a preservar o ambiente e o patrimônio escolar como forma de melhorar suas condições de vida, estendendo-se a comunidade.


SELEÇÃO E PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS INCLUINDO A AVALIAÇÃO

Todas as disciplinas
Pesquisa diagnóstica referente à higiene e limpeza da escola;
Montagem de um painel, destacando as reivindicações dos alunos, para dirigir novas ações;
Limpeza dirigida e contínua;
Confecções de cartazes com frases significativas incentivando o processo de valorização pessoal.


AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos será medida pela mudança comportamental dos mesmos.
Onde:
As serventes e professores observarão as salas após cada período e pontuarão as mesmas de acordo com o grau de limpeza e organização;
Será feito um painel com as notas dadas, possibilitando os próprios alunos a auto-avaliação;
Observaremos a reação dos alunos da sala na distribuição das tarefas.

Atividades a serem desenvolvidas em cada disciplina
2.1 - HISTÓRIA
Resgate da história da escola, buscando as mudanças ocorridas em todos os aspectos (arquitetônicos estruturais e visuais).
ESTRATÉGIAS
Pesquisas sobre a escola, criação e funcionamento;
Entrevistas com ex-alunos;
Observações das alterações estruturais feitas na escola a partir da planta original, fotos, documentos, etc.
2.2 - GEOGRAFIA E MATEMÁTICA
Localização da escola, da cidade, do município, do estado, da região e do Brasil.
ESTRATÉGIAS
Mapeamento e construção da Maquete da rua ou quarteirão, onde se localiza nossa escola;
Pesquisas sobre a localização da escola.
2.3 - CIÊNCIAS
As conseqüências da falta de higiene na saúde;
Problemas causados pelo lixo, pelas pombas e outros animais;
Problemas da decomposição e acúmulo dos diferentes tipos de lixo;
Reciclagem;
Meio ambiente.
ESTRATÉGIAS
Pesquisas;
Coleta de material;
Reciclagem de papel e confecção de objetos.
2.4 - LÍNGUA PORTUGUESA E ESTRANGEIRA
Rimas com palavras relacionadas com a limpeza;
Poesias, redações, textos e músicas;
Reprodução de temas de linguagem escrita para o visual;
Frases;
Teatro.
ESTRATÉGIAS
Montagens de pequenos diálogos relacionados com a limpeza (português e inglês);
Confecção de cartazes, com frase em inglês e português sobre a limpeza da classe e da escola.
2.5 - EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
Artes com papel reciclado;
Teatro;
Paródias;
Cartazes.
ESTRATÉGIAS
Desenvolvimento, em grupos, de paródias sobre o tema, a partir de uma música conhecida;
Montagem de uma peça teatral referente ao tema.
2.6 - MATEMÁTICA
Problemas sobre a produção de lixo;
Gráficos;
Planificação de sólidos.
ESTRATÉGIAS
Elaboração de problemas referentes à decomposição de materiais;
Montagem de gráficos sobre a pontuação das classes;
Montagem de mini-latões através da planificação do cilindro, mostrando as cores da separação seletiva do lixo.
2.7 - EDUCAÇÃO FÍSICA
Gincana da preservação "O ambiente é o que conta".
ESTRATÉGIAS
Campanhas de material de limpeza;
Campanhas de alimento não perecíveis;
Provas competitivas (relativas ao tema ou não);
Montagens de cartazes para anotação de pontuação.
SELEÇÃO E PREPARAÇÃODE MATERIAIS/RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
Questionários
Cartazes
Maquetes e desenhos
Planta do Prédio
Exposição dos trabalhos feitos
Palestras distribuição de folhetos
Campanhas educativas e preventivas
Relatórios
Redações, textos, filmes.
Trabalhos de fantoches
Atividades físicas específicas
Reprodução de temas

AVALIAÇÃO É...

Avaliar é, olhar para si, é olhar para o outro,
é olhar para o mundo...
Avaliar é, refletir sobre si, é refletir sobre o outro,
é refeletir sobre o mundo...
Avaliar é transformar a si, é transformar o outro,
é transformar o mundo.
Pense e reflita... para construir uma educação de qualidade é preciso vencer os monstros que foram construídos ao longo da história da educação sobre avaliação.Quem não se recorda sobre suas avaliações na escola?Medo, calafrios, cólicas, pernas trêmulas, batimentos acelerados e até febre, durante as provas ou ao receber resultados.As recordações , não são boas, ao menos que me lembre.
O tema avaliação, ainda é pouco discutido e refletido nas escolas.O fato é que o modelo de avaliação adotado hoje pela a grande maioria das escolas é reflexo da sociedade, dos valores, e da educação recibida.É o teste, que avalia apenas a capacidade que o aluno tem de decorar, o que em pouco será esquecido, pois não tem significação, é a decoreba chamada, não tem sentido e se esgota em pouco tempo, é um aprendizado sem significância, tem sido assim desde da época dos Jesuítas com a seleção de conteúdos, com a memorização e a reprodução que favorece o sistema de exclusão didado pela sociedade.
Avaliar antes de tudo, a avaliação pode e deve ser um instrumento de mudança: mudança do processo de ensino-aprendizagem, mudança da prárica docente, mudadança da escola.

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PROFESSORA ELISA

A EDUCAÇÂO INFANTIL NÂO È SO EDUCAR MAIS EDUCAR E CUIDAR